Exposição Aquarelas de Osvaldo Matsuda

Exposição Aquarelas, de Osvaldo Matsuda aberta no sábado 12/02, na Ilha Comprida


Ilha Comprida- Com apresentação cultural do grupo Batucajé do Vale, de Miracatu, foi aberta no sábado 12/02, às 20 horas, no Espaço Cultural Plínio Marcos, na Ilha Comprida, a Exposição de Aquarelas de Osvaldo Matsuda. Conhecido pela qualidade, originalidade e criatividades de seus trabalhos, Matsuda, que é de Miracatu, foi umdos seis artistas associados do SINAP-ESP selecionados para representar o Brasil na IX Bienal Internacional de la Acuarela – México 2010.
Oswaldo Matsuda cursou Artes Plásticas pela Faculdade Marcelo Tupinambá (atual Faculdade Paulista de Arte). É professor Titular na Rede Estadual e Municipal /SP de Ensino Fundamental e Médio. Trabalha com Artes Plásticas/Visuais com trabalhos propondo Arte Ecológica da Espacialidade , Arte da Biodiversidade Cósmica , Arte Oikósmica, Arte Sobra de Resquício Natural e Arte da Sobra.

Sua exposição poderá ser vista até o dia 8 de março, das 14 às 20 horas. O Espaço Cultural Plínio Marcos fica na Av. São Paulo, 10000- Balneário Adriana. Fone ( 13) 38422124. Entrada franca.

Por Marcia Colla

Site do Roni Santos

Retificamos o site de Roni Santos para:

www.roni.net.br

NOVO SITE

O POETA RONI SANTOS CONVIDA OS AMIGOS A ACESSAREM O SEU NOVO SITE:

www.roni.net.com

PROJETO DE XILOGRAFIA E PROTAGONISMO JUVENIL

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011Projeto Xilogravura e Protagonismo Juvenil inicia suas atividades em Cananéia
O foco principal do projeto é capacitar jovens do Ensino Médio da rede pública nas técnicas da Xilogravura


Por Bianca Cruz Magdalena
Silmara Guerreiro


Apoiado pela Secretaria de Estado da Cultura, do Governo de São Paulo, pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), em seu edital para Artes Visuais, de 2010, o Projeto Xilogravura e Protagonismo Juvenil, coordenado pelo artesão José Marques irá realizar no município de Cananéia, Vale do Ribeira, a partir de março, oficinas lúdico-educativas com jovens estudantes da rede estadual de ensino.
A intenção desta iniciativa é de capacitá-los nas técnicas de gravura em madeira - Xilogravura, para produzir peças que serão expostas gratuitamente na finalização das atividades, em setembro deste ano, em uma exposição sobre danças populares.
A partir de fevereiro será feita uma seleção prévia pela equipe técnica para a formação do grupo com 10 integrantes, que durante o projeto participarão das oficinas de aprendizagem e produzirão os painéis para a exposição.
A educação para a valorização da cultura é um importante instrumento para o desenvolvimento de projetos na medida em que mobiliza a população. Essa mobilização das pessoas gera ações positivas e cria condições propícias para a atuação em defesa da cultura. Isso é, ainda, mais importante numa região que tem na história, modos de vida, meio ambiente, cultura tradicional (indígena, quilombola e caiçara), dentre outras, um dos grandes potenciais de geração de renda e trabalho.
Para entrar em contato com os produtores escreva para o e-mail projetoxilo@gmail.com.


A Xilogravura



Técnica de gravura na qual se utiliza uma madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo.
Esta arte é de provável origem chinesa, sendo conhecida desde o século VI. No Ocidente, ela já se afirma durante a Idade Média, através das iluminuras, pintura decorativa aplicada às letras capitulares e confecções de baralhos. Mas, até então, a Xilogravura era apenas técnica de reprodução de cópias. Só mais tarde é que ela começa a ser valorizada como manifestação artística em si.


Referências:



http://pt.wikipedia.org/wiki/Xilogravura