Para Ela (dedico a poesia à minha professora Arlete)

Para ela tem que ser hoje.
O momento é agora,
mas o relógio é implacável,
exigente senhora!

Ontem, foste meiga,
pedindo para eu não faltar.
Hoje, me surpreende
sem ao menos se justificar.

Estipula prazo
para em poeta me transformar.
Ah!mas se comigo injusta foste,
deu-me o direito de apelar.

Vou invocar o espírito de Camões
para que venha me auxiliar,
e,para minha vingança,
o seu amor, por ele, vou revelar.

-Camões, esta mulher está apaixonada.
Quando lê a sua obra fica toda emocionada.
Quer que eu imite você,
para sua saudade ser amenizada.

e você o que me diz?
"-diga que estou abalado,
que das cinzas em jazigo,
por você fui despertado

e por este amor não vivido
e por este amor imaginado
em espírito é castigo
pois em carne é desejado"

Giovani Dias Azevedo
São Paulo Março de 2002

Um comentário:

  1. A força poética do Giovani é demonstrada na perspicácia e sutileza na mensagem de sua poesia.queremos ver outras poesias suas.

    déco

    ResponderExcluir