ASPECTOS DA TOPONÍMIA

O Vale do Ribeira é uma região ao sul do estado de São Paulo que compreende 24 municípios onde a diversidade biológica de ecossistemas proporciona uma sucessão de cenários surpreendentes. Dona de um legado histórico fantástico que inicia-se com os indígenas que habitavam a faixa litorânea entre Iguape e Cananéia por volta de 1500 e continua com a influência colonizadora Luso-hispânica que marca o processo de ocupação da região, motivados pela exploração de metais preciosos até meados do século XVII, muitos aventureiros vasculharam toda a região através do rio
Ribeira de Iguape a procuro de ouro.Toda essa ação teve como palco o rio Ribeira sendo o principal meio de locomoção e instrumento para o povoamento do interior da região.
Essa história da ocupação territorial do vale do Ribeira interage diretamente com a formação das comunidades negras ,pois com a queda da produção de ouro ocorreu um abandono da região por parte da população branca, sendo os escravos alforriados ou simplesmente abandonados passando a ocupar terras apossadas mata adentro formando o que são hoje as comunidades remanescentes de quilombo .
O Vale do Ribeira tem identificado várias comunidades de quilombo mas a mais conhecida é sem duvida Ivaporunduva no município de Eldorado e teve sua origem associada a atividade mineradora e a uma senhora de nome Joana Maria , de acordo com relatos de antigos e registro do livro do tombo da paróquia de Xiriririca , as terras de Ivaporunduva foram doadas por essa senhora de origem mineira aos escravos que a serviram, dando-os também a liberdade .
“fallecida aos 2 de abril de 1802, com idade de 90 annos, sem deixar bens alguns ,porque em vida soube distribuil-os, e remunerar com a liberdade os escravos que lhe servião”.
Com a fim da mineração o vale se insere num novo ciclo através da agricultura, e da experiência naval, e Iguape torna-se grande produtor de arroz,o ciclo do arroz destacou Iguape como um dos mais importantes núcleos do império , com um porto que era um dos principais do país, e uma sociedade formada por fidalgos portugueses, donos de terras e de escravos e donos de importantes casarões.Porém em 1827 iniciou-se a abertura do
Valo grande, até então todo o transporte das sacas de arroz era feito de canoa até o porto do Ribeira e dali transportadas de carroça até o porto
Grande (Porto de Iguape). Para facilitar decidiram abrir o canal que foi concluído em 1852 nessa época o canal só possibilitava a passagem de uma canoa por vez, com o tempo a obra tornou-se fatal para a economia de Iguape, pois as forças das águas do rio passaram a entrar no canal a assoreá-lo impedindo a entrada de navios, pondo fim ao período faustoso
do arroz.
A mistura de brancos de origem portuguesa, grupos indígenas do litoral e comunidades quilombolas deu origem a cultura caiçara, o caiçara faz parte de uma cultura denominada litorânea, mas no Vale do Ribeira como já foi observado houve um processo de ocupação partindo do litoral para o interior sendo assim essa cultura reflete na formação da identidade de toda região. O caiçara pauta-se numa ligação muito forte com a natureza, com grande experiência no cultivo de subsistência, e na coleta , mas tendo sempre a pesca como principal atividade.



Glossário do topônimos municipais do vale do Ribeira

*APIAÍ( TUPI) – Significa rio de meninos ou lugar alagado
*BARRA DO CHAPÉU- (PORTUGUESA) Origem toponímica referente ao rio que corta a cidade , rio Chapéu.
*BARRA DO TURVO(PORTUGUESA) Origem toponímia em função de ponto de descanso a beira do rio Turvo.
*CAJATI(TUPI)Origem toponímia ligada a uma planta de folhas compridas.
*CANANÉIA-(TUPI) origem toponímia vem de uma lenda segundo uma índia de nome Caniné filha do cacique Ariró, apaixona-se pelo colonizador português
*ELDORADO-(PORTUGUESA) é uma alusão aos aventureiros que chegarão em 1750 em busca de ouro, toponímia antiga era Xiririca de origem tupi que quer dizer “água ligeira”
*IGUAPE(TUPI)Existe várias versões u´wa(= seio d´água, enseada,baia)+PE(=em)ou seja na enseada, na baia.
*ILHA COMPRIDA(PORTUGUESA) Origem toponímia tem origem na grande extensão de sua praias.
*IPORANGA(TUPI) Y= água+ Poranga= bonita “rio bonito ou água bonita”
*ITAPIRAPUÃ PAULISTA(HÍBRIDA{TUPI PORTUGUESA} Ita=pedra+
Pira=peixe+pua= peixe vermelho na pedra.
*ITARIRI(TUPI)Junção Ita=pedra+ riri = ostra “pedra da ostra”
*ITAOCA(TUPI) junção ita=pedra+ oca= casa “casa de pedra”
*JACUPIRANGA(TUPI)devido a existência de muitos pássaros
Jacu= pássaro Piranga= vermelho “jacu vermelho
*JUQUIÁ(TUPI) Existem versões para a origem topinomica
Ju-cui(espinho de fruta) Juquiá currptela de Yquiá seria rio sujo ou armadilha para apanhar peixe.
*JUQUITIBA(TUPI) terra de muitas águas
*MIRACATU(TUPI) terra de gente boa
*PARIQUERA-AÇU(TUPI) armadilha ou cercada para apanhar peixes grandes
*PEDRO DE TOLEDO(PORTUGUESA)Toponímia em homenagem a político Paulista
*REGISTRO-(PORTUGUESA) toponímia em função da sua fundação no período colonial, era o local onde se registrava o ouro vindo do alto Ribeira pelo rio .
*SETE BARRAS(PORTUGUESA) toponímia deriva-se de uma lenda que remonta o ciclo do ouro do vale do Ribeira, um espanhol garimpou pepitas no rio Iporanga e derreteu em sete barras , resolveu enterra-las num sitio chamado Goyantâhogoa para fugir do posto fisco português, e nunca mais se achou, aquela sitio passou a se chamar Sete Barras . *SÃO LOURENÇO DA SERRA(PORTUGUESA)Nome é alusão a caçadores que teriam se perdido na região e conseguiram se salvar eram devotos de São Lourenço.
*TAPIRAÍ(TUPI) Terra das antas, animais que eram comuns na região;

Um comentário:

  1. Essas informações são de grande valia aos seguidores e não seguidores. A História do Vale do Ribeira é vastíssima e riquíssima. O conhecimento do nosso passado nos tornará mais presentes e atuantes para um futuro melhor.

    ResponderExcluir