FIZERAM COCÔ EM IGUAPE
FIZERAM COCÔ EM IGUAPE
IGUAPE EM 2009 ESTARÁ COMPLETANDO 471 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO. COMO PONTO REFERENCIAL É MUITO MAIS ANTIGO. AQUI JÁ PERAMBULAVAM BUCANEIROS, PIRATAS E DEGREDADOS EUROPEUS BEM ANTES DO DESCOBRIMENTO OFICIAL EM 1.500. EM NOSSO LAGAMAR NAVIOS INGLÊSES, FRANCÊSES, ESPANHÓIS E PORTUGUÊSES FAZIAM ESCALA PARA REABASTECIMENTO DE ÁGUA E VÍVERES.
ESTUDOS APONTAM QUE OS FORMADORES DE SAMBAQUIS HABITAVAM A REGIÃO A 15.000 AC. NOSSA TERRA ERA FARTA EM CAÇA E PESCA, E, A PIRACEMA DA TAINHA TRAZIA CENTENAS DE SILVÍCOLAS DO INTERIOR ATÉ NOSSAS PRAIAS ONDE PESCAVAM E MOQUEAVAM O PEIXE PARA CONSUMIR EM SUAS TABAS DISTANTES.
ENTRE MILHARES DE VIVENTES QUE ADMIRARAM ESSAS VERDES MONTANHAS QUE NOS CERCAM, QUANTAS HISTÓRIAS ROLARAM? AMOR, ÓDIOS, AMIZADES, NAMORICOS E PAQUERAS. QUANTAS PESSOAS ILUSTRES EM SUAS ÉPOCAS E HOJE TOTALMENTE DESCONHECIDAS PISARAM NOSSAS CENTENÁRIAS CALÇADAS? QUANTAS RECORDAÇÕES EM LUGARES LONGÍNQUOS FALAM DE NÓS?
E NÓS, MEROS FIGURANTES NESSE CENÁRIO DESLUMBRANTE, DIVIDIDOS ENTRE FORTES E FRACOS, TAMANDUAS E FORMIGAS, CARNEIROS E CORDEIROS, MÂNCIOS E BRABOS, BRANCOS E NEGRÕES, CEGOS PERANTE A BELEZA QUE NOS CERCA, ESQUECIDOS DE NOSSO PASSADO MILENAR, DESCUIDADOS FRENTE À NATUREZA QUE EMBEBEDA NOSSO OLHAR FUGIDÍO, TENTAMOS DESTRUIR NOSSO LAR PLANETÁRIO NOS ENVOLVENDO EM PEQUENAS GUERRILHAS DIÁRIAS COM OS QUE SE APROVEITAM DE CARGOS E SITUAÇÕES, COM OS QUE DESTROEM SONHOS, COM OS QUE SE APOSSAM DE NOSSA CIDADE COMO FEUDO PARTICULAR, COM OS QUE RETALHAM, PERSEGUEM, DENIGREM SE ACHANDO ACIMA DA LEI, DO PODER, DA CONVIVENCIA SOCIAL.
TUDO ISSO PASSARÁ. IGUAPE É BEM MAIOR DO QUE MEIA DÚZIA DE PARASITAS. IGUAPE SEMPRE SOBREVIVEU AOS APROVEITADORES, DESDE O DISTANTE INDÍGENA QUE LEVAVA NOSSO PEIXE, AOS PIRATAS, AOS SENHORES DE ESCRAVOS, AOS CORONÉIS, A DECADÊNCIA E AOS BERNES. TODOS ÊLES PASSARAM E A ÚNICA COISA QUE PODEMOS AFIRMAR COM ABSOLUTA CERTEZA DAQUÊLES QUE DESFRUTARAM POR ALGÚM TEMPO DE NOSSA HOSPITALIDADE, NOS AMANDO OU NOS AGREDINDO, É QUE TODOS ÊLES FIZERAM COCÔ EM IGUAPE.
GASTÃO FERREIRA
www.gastaodesouzaferreira.blogspot.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário