Vento Caminhador

hoje eu sou mineiro de Miracatu.
O Sem-fim pia no rio
debaixo da chuva fina,
enquanto na serra mora o Urubu.
Igual a voz dos bichos, por sina
é a voz do contador.
Sou ali do morrão
filho de Firmino e Tunica
neto de índio curandeiro olhador
mestre de fulia e congada trazido do Congo
era nosso tataravô Francisco Jacó

hoje eu sou mineiro de Miracatu.
Moro aqui faz tanto tempo
que as lembranças que tenho
são as que se extendem do Moraes ao Faú
da antiga Casa Cumprida
até o Barnabés, o morro que termina Miracatu.
Pai veio da região de Corinto pra cá pra ser peão de obra.
Nas obras da pista
de máquina era operador
quando viu essa terra sem males, mãe disse:
vou plantá raiz, os umbigos dos meus filhos em Miracatu

hoje eu sou mineiro de Miracatu.
Como todo índio caminhador
nossos avós já andaram
por toda essa terra...até o Guaraú
no seu coração a fronteira era grande
limitava o vento, o sonho e o amor.
Mãe que já trabalhou no vajal, cavou chão
e hoje é cozinheira, disse prá lembrá dos sonhos
com que fala o nosso avô.
Sonhei com remédio, com planta
e vi a reunião dos nhanderús.

hoje eu sou mineiro de Miracatu.
Vi muita gente ir embora
parentes e amigos
alguns pra sempre, trazendo muita dor
outros pra Curitiba, São Paulo
Taubaté, Japão e Salvador.
Sou mineiro pobre, cafuzo... e mestiço de português e italiano
moro no morro dos minêro, onde a cerca é o respeito
onde os vizinho são seu Geraldo
tia Gula, dona Hilda, Seu Sebastião,
comadre Cida e finado Compadre Zico

hoje eu sou mineiro de Miracatu.
As lembranças que trago de Minas
são as dos causos...dos sonhos
e a herança de ser caminhador,
mas as lembranças vividas nas chuvas,
nos rios e nos matos são quase todas de Miracatu.
Muita gente continua a vir pra cá
uns atrás dos sonhos e do vento
outros só atrás do amor
mas também tem gente
que vem com a ganância só pra trazer muita dor.

hoje eu sou mineiro de Miracatu.
Pra quê falar
se as palavras são ditas pelo vento
levadas pelo tempo
e moram numa simples flor?
Mas as pessoas também são o tempo
o tempo sendo vento
o vento sendo espírito e o espírito a gente não vendo
não vendo onde ele vai chegar
nem em que tempo isso vai dar.
Assim como todo mundo é vento
sem fronteira e sem tempo
hoje eu sou mineiro de Miracatu
mas amanhã serei apenas vento...vento caminhador.

déco
Barnabés- Juquitiba 20-12-99
(do livro Vento Caminhador)

Nenhum comentário:

Postar um comentário