farofa de passarinho

wilha...
escuta esse nome
wilha...
se conta ninguém acredita que ele é índio
nem ele mesmo
wilha contô que num tem coisa mais gostosa que farofa de passarinho
e que era o que a vó dele, véinha, véinha, mais gostava
e que ela até aguava a boca só de lembrá
mais eu perguntei se ele não tinha dó de acabá com os passarinho não
uns bichinho piquinininho daquele
que panelada que dava?
aí ele perguntô se tinha boi se acabano? ou se tinha frango?
ou porco?... ou até soja?
E disse que gente e bicho num se separava não
Era tudo farinha do mesmo saco
E que acabá com um era acabá com o outro
E que não era todo dia que ela fazia farofa de passarinho não
E que em volta da casa da vó dele
Tinha quase tudo quanto é tipo de fruta e flor pra passarinho
E que ela passava a tarde toda ouvino a cantiguinha deles
E num dexava ninguém judiá deles não
E que uma das coisa mais bunita
Era vê a vó dele lembrá do gosto da farofa de passarinho
que a vó dela fazia, lá longe no passado dela
e que acabá com esse custume dela era a mesma coisa de acaba com ela
e só ela sabia e tinha tanta paciência
pra cuidá daquela plantaiada toda
Aí aquilo fico na minha cabeça
eu pensei que aquilo que ele falô era verdade
num era comê os bicho que fazia acabá com eles tudo não
e nem pará de cumê ia resolvê o pobrema.
E que o gosto da farofa de passarinho
Talvez fosse um dos último apego
que a vó do wilha tinha com o povo do passado lá dela
se tivesse mais mata pros bicho, eles até escapava.
Outro dia conversano com um vizinho meu
contei essa história pro seô Roberto
aí ele disse
que isso é coisa de gente atrasada
que hoje em dia carne a gente compra é no açougue
que farofa de passarinho não enche a barriga de ninguém não
aí eu perguntei a ele se ele num tinha dó da vó do wilha não
aí ele me perguntô se a vó do wilha num tinha dó dos bicho não?
aí eu perguntei a ele se não era os gado, as cana e as soja
que a gente vê na televisão
que acabava com os bicho tudo não
Aí ele perguntô se eu num gostava de churrasco e óleo de soja não
Que todo mundo dá opinião mas continua esperdiçano comida
Que se acaba com o restinho de bicho num vai te nem pra lembrança
Só nas foto e filme
Que hoje em dia tem que tê uma mentalidade pra frente

E aquilo ficô na minha cabeça
Eu pensei que aquilo que ele falô era verdade
E eu pensei que um churrasquinho era bem bão
E aquilo tudo fico na minha cabeça
Rodano...rodano
Aí eu me perguntei
como é que se fazia pra sair do meio dessa roda?

déco
Madrugada de 16-06-2009-06-17
Sete Barras

Nenhum comentário:

Postar um comentário