A POESIA NEGRA NA LITERATURA AMERICANA


Phillis Wheathey

Os dois primeiros escritores negros formalmente assinalados na América eram poetas,
e o pior para o desespero dos conservadores eram escravos favorecidos, os dois de origem nortista.
Jupiter Hammon era de Long Island( Nova iorque) sua primeira obra teve evidência em 1760 e chamava-se "Na evening thought: salvation by Crist, and penitencial cries", essa obra obteve popularidade devido ao seu teor amibíguo no que se referia a escravidão. Limitado e muitas vezes conveniente ao sistema, mas sem dúvida já inspira o primeiro sinal de resistência na figura de um ex escravo negro empelido a escrever.
Phillis Wheathey foi uma das mais conhecida poetas da América do seu tempo, nasceu na costa ocidental da África em 1753 e foi raptada no Senegal quando tinha sete anos. Como não tinha idade para ser escrava foi trazida para Boston onde foi comprada pela família Wheathey.
Phillis aprendeu inglês rapidamente e foi ensinada a ler e escrever, pouco tempo depois de sua chegada a América já lia a Bíblia, grego, latim, astronomia, geografia, história britânica.
Sua obra reflete a sombra de sua relações com seus senhores e o ambiente de Boston. Teve acesso a círculos literários na Inglaterra e na corte em viagem patrocinada pela família Wheathey.

Phillis Wheathey é lembrada por ser a primeira mulher na Ámerica em várias realizações:
-Primeira Afro americana a publicar um livro
-Primeira Afro Americana a ganhar a vida como escritora
-Primeira mulher escritora incentivada e financiada por uma associação de mulheres(Senhora Wheathey, Senhora Mary Weatly, Senhora Selina Hastings.)
Sua primeira coleção de Poemas sobre vários assuntos, religião e moral foi publicado em 1 de setembro 1773.

Nenhum comentário:

Postar um comentário