UMA NOITE PARA FICAR NA HISTÓRIA

O poeta Julio Cesar Costa e o Banner com a capa de seu livro


Miracatu com certeza terá em sua memória auditiva e visual o sabor de ter tido um evento inesquecível em sua história. Em apenas uma noite pode-se reunir talentos que dignificam o Vale do Ribeira com contribuições para a cultura de nossa gente.


Neste sábado passado, dia 07 de fevereiro (2009), mais de 150 pessoas lotaram a Sala das Sessões da Câmara Municipal de Miracatu para prestigiarem o lançamento e a noite de autógrafos do livro Sortilégios e Tesouros: Poemas, causos e lendas do Vale do Ribeira do poeta miracatuense Julio Cesar Costa, provando que a literatura está em alta e que o Vale tem talento e maturidade cultural.

O evento contou com pessoas ilustres de Miracatu e de diversas cidades do Vale do Ribeira, dentre elas: o poeta, jornalista, escritor e amigo iguapense Roberto Fortes em companhia de sua esposa, o Comendador, escritor, pesquisador e pintor Paulo de Castro Laragnoit, o escritor, poeta e artista plástico Osvaldo Matsuda, a prefeita de Miracatu Déa de Fátima Moreira Leite da Silva, os vereadores de Miracatu, Ezigomar Pessoa, Romilson Souza Lima, a Coordenadora Municipal de Cultura Cleide da Costa Ribeiro, o escritor e Coordenador de Cultura de Registro Ayrton Cabral e a chefe de gabinete do município de Registro Noely do Carmo Florido Xavier, as escritoras Paloma dos Santos e Janaína Barbosa, os poetas Nestor Rocha, Renato Cavalheiro e Genésio Martins de Castro Junior, o poeta e cantador Antônio Lara Mendes o escritor editor chefe e poeta Marcos Mendes, o compositor e músico Malungo, dentre diversas pessoas que brilharam junto com o autor nessa noite emocionante.

poetas Renato Cavalheiro e Osvaldo Matsuda

Dona Inês (mãe do poeta Julio Cesar) e o escritor Paulo de Castro Laragnoit

Antonio Lara Mendes fala sobre o autor de Sortilégios e Tesouros


Em seu discurso a prefeita Déa destacou a importância da cultura e o comprometimento que deve haver na implantação de políticas que valorizem iniciativas culturais para desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população e afirmou que “é chegada a hora de todos se comprometerem de fato com as coisas de nossa terra”. A prefeita aproveitou para apoiar a fundação da Academia Vale - Ribeirense de Letras, que segundo ela é um passo importante na valorização das produções literárias do Vale do Ribeira.

Prefeita Déa, filha do poeta Domingos Bauer Leite

Com a apresentação de músicas e da presença garantida do Grupo Batucajé a noite estava em festa e a chuva que caiu na tarde deste sábado não atrapalhou a noite gostosa que se fez para reverenciar a obra do poeta. Declamações, interpretações poéticas e a participação de amigos tornaram o clima descontraído e interativo. Osvaldo Matsuda juntamente com o poeta Julio encantaram a todos com a interpretação de Nego d’água - de autoria de Julio Costa.



Na ocasião do lançamento foi lido o Manifesto Acadêmico de fundação da Academia Vale - Ribeirense de Letras pelo escritor e jornalista Jehoval Junior instituindo a academia literária. Após a leitura do manifesto todos os escritores do Vale do Ribeira que estavam presentes reuniram-se para uma foto histórica perpetuando o ideal de união literária que paira no Vale.


Ao final do evento propriamente dito, houve um coquetel preparado para os convidados, onde amigos reencontraram-se, pessoas se conheceram e contatos foram estabelecidos em prol do desenvolvimento artístico-cultural da região mais rica do estado de São Paulo.


O livro é uma parceria muito bem sucedida entre a Editora Inteligência e os patrocinadores do livro (Deputado Federal Vicentinho, a Subsede CUT do Vale do Ribeira, a FAF – Federação da Agricultura Familiar e do SINTRAVALE, além do autor).
Segundo o editor-chefe da editora, Marcos Mendes, os poetas estão espalhados por aí e todos são escritores em potencial o que falta é um pouco de ousadia para conseguir ocupar os espaços. Mendes mostrou-se entusiasmado com o momento literário em que o Vale está passando abrindo as portas da Editora Inteligência à disposição de autores que queiram publicar suas obras.


Abaixo segue o Manifesto Acadêmico lido na noite de 07 de fevereiro de 2009 redigido por Jehoval Junior.

texto do jornalista Jehoval Junior - MTB: 52.172/SP

Um comentário:

  1. Parabens Julião!!! Você merece ser reconhecido!!! A Cultura e a literatura do Vale agradecem!!

    ResponderExcluir