O poeta Nestor Rocha


Meu nome é Nestor Rocha, sou um poeta de Miracatu que iniciei meu trabalho nos anos 90,
período em que participei do movimento "dissipação visual" liderado e conceituado pelo artista plástico Osvaldo Matsuda e pelo poeta Julio César da Costa que foi o primeiro que aplicou esse conceito na poesia e deu direção aos outros poetas seguirem.


Nós poetas seguimos Julio e Matsuda com o projeto de divulgar os poetas da cidade através do ressurgimento dos saraus de poesia que percorreram quase todo o Vale do Ribeira.
Não era um sarau convencional, a maneira de recitar inaugurada pelo poeta Julio César que misturava linguagem do teatro , quebra a forma tradicional de recitar poema, que foi assimilada pelo poeta Renato Cavalheiro e mais tarde por outros poetas em apresentações.
Com o fim do movimento fui desenvolvendo um trabalho que era influenciado pela poesia de vanguarda, iniciada pelos Concretistas, que utiliza linguagens das artes gráficas, como a pintura, desenho, grafismos, fotografia etc.


Esse trabalho tem uma relação estreita com o Vale do Ribeira, principalmente com a minha cidade, mantendo a linguagem das artes gráficas sem perder o lirismo, que é a grande característica do Vale, que as vezes nos faz brotar um sentimento de voltar ao natural.
Meu poema visual não é um poema concreto , ele não tem a concretude de um projeto de urbanização e arquitetura,mas ele tem a concretude ou a brutalidade dos espaços ecológicos
que não sofreram influência do homem ou que é interagido por ele mas que mantém parcialmente seu formato.


nestor rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário